Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

Malha Oeste: o caso de uma ferrovia em busca de vocação

  13/11/2020
person RF
person RF
Malha Oeste: o caso de uma ferrovia em busca de vocação

A edição Setembro/Outubro está no site para assinantes da Revista Ferroviária. A matéria de capa traz uma reportagem especial sobre a Malha Oeste. Primeira ferrovia a ser concessionada no processo de desestatização da RFFSA, em 1996, tornou-se também a primeira a ter um pedido de devolução feito por uma concessionária à União. Em julho, a Rumo protocolou junto à ANTT um pedido de relicitação da malha de 1.973 km em bitola métrica, que vai de Mairinque (SP) a Corumbá (MS), incluindo o ramal Ponta Porã-Campo Grande, de 304 km. O desafio do governo será tornar a ferrovia atrativa para uma nova licitação.

A Entrevista é com o diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo, que falou sobre a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo e o apetite da empresa espanhola no segmento de mobilidade urbana no Brasil.  Em Gente, as mudanças nos cargos na Rumo, Wabtec e BYD Brasil. Na seção Gente que faz diferença, os profissionais de destaque no VLT Carioca, Estrada de Ferro Carajás e na Wabtec.

Em Mercado, um brasileiro lidera um projeto de tecnologia na GREX, braço da Loram, nos EUA. A edição também traz uma entrevista especial com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A Revista Ferroviária enviou algumas perguntas para a chefe da pasta, para entender como os produtores de grãos estão encarando o plano de logística nacional executado pelo ministério da Infraestrutura. Perguntamos também qual seria a logística dos sonhos para o agronegócio.

Na seção Reportagem, falamos sobre o sistema próprio de captação e tratamento de água idealizado e implementado pela ViaQuatro, para abastecer estações e terminais. Trouxemos também o aplicativo desenvolvido pela equipe da CCR Metrô Bahia para otimizar as atividades de manutenção dos trens. No Arquivo Ferroviário, colocamos a charmosa locomotiva nº 68, que pertenceu à Estrada de Ferro Oeste de Minas e hoje transporta passageiros num trajeto turístico operado pela VLI.

O projeto do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, discutido entre o ministério da Infraestrutura e o governo de Goiás, também foi tema de uma reportagem nessa edição. Em Eventos, um pouco do que aconteceu na 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp.

Em Estudo de Mercado, a frota nacional de TUEs que reduziu esse ano, com oito unidades a menos em relação ao levantamento de 2019. A CPTM foi a única entre as operadoras a receber novas composições. Em Suprimentos, o martírio da indústria de trens de passageiros, que tenta manter o otimismo com os novos projetos de concessão em São Paulo.

A Nota Técnica traz o trabalho ''Radar de penetração no solo - base para a manutenção eficaz da via''. Nas Estatísticas, os dados de movimentação de julho e agosto de 2020. O Artigo é de autoria do especialista Fábio Coelho Barbosa, que fala sobre ''Os desafios regulatórios do setor ferroviário no Brasil''. Barbosa é engenheiro mecânico e mestre em Transportes, ambos pela Universidade de Brasília. Foi responsável pela área de regulação ferroviária na ANTT e diretor de Planejamento da EPL.

Na Foto do Mês, colocamos duas composições alemães com tecnologia de levitação magnética, prontas para serem embarcadas para a China. Na foto do Sumário, um trem da MRS passando pelo contorno de Araraquara (SP), sobre a rodovia Antônio Machado Sant'Anna, que liga a cidade a Ribeirão Preto (SP).

Clique aqui para acessar o pdf da edição Setembro/Outubro.

Nos próximos dias os assinantes irão receber a edição impressa.