Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

Pandemia nos trilhos

  11/09/2020
person RF
person RF
Pandemia nos trilhos

A edição Julho/Agosto está no ar para assinantes da Revista Ferroviária. A matéria de capa fala sobre os efeitos da pandemia no transporte de passageiros sobre trilhos. No Rio, a situação ganhou contornos dramáticos. Em nenhuma outra grande cidade do país se viu operadoras metroferroviárias falando abertamente que iriam paralisar seus serviços, caso uma solução financeira de curto prazo não chegasse a tempo por parte do governo.

A entrevista é com o secretário de Parcerias em Transportes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Thiago Caldeira. No bate-papo com a RF, ele detalha o trabalho de prospecção de investidores para a Ferrogrão e os outros projetos ferroviários na carteira do programa.

Na coluna Expressas, reunimos histórias de mulheres que ocupam altos cargos nas ferrovias de carga. Talento, foco e vontade de romper barreiras são aspectos comuns nessas trajetórias. Nos últimos anos, as concessionárias têm prestado mais atenção ao tema equidade de gênero, acompanhando uma tendência que vem sendo observada e discutida no ambiente corporativo.

A partir dessa edição, a RF contempla na coluna Gente que Faz Diferença os colaboradores que mais se destacam na indústria ferroviária, além daqueles exemplos que habitualmente já colocamos das operadoras de carga e de passageiros. Na seção Mercado, falamos sobre o vagão hopper HTT, que entrou em testes na MRS.

O Webinar nos Trilhos, lançado em maio como parte das comemorações dos 80 anos da Revista Ferroviária, é outro destaque da edição. Em julho, recebemos em nossa sala virtual o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Em conversa com a diretora de Redação da RF, Regina Perez, e a editora da RF, Bianca Rocha, o ministro detalhou os planos do governo para o setor ferroviário. Selecionamos e aprofundamos alguns dos temas que ainda estão no radar do mercado.

As renovações antecipadas dos contratos de concessão da EFVM e da EFC são o assunto de uma entrevista breve com o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, relator dos processos. No último dia 29 de julho, Dantas aprovou a prorrogação das duas ferrovias da Vale, sob uma lista de determinações e recomendações ao governo.

O levantamento Todos os Projetos deste ano demonstrou que é no segmento de carga que reside a melhores expectativas em termos de obras ferroviárias no Brasil. O estudo de mercado lista os projetos em andamento, parados e no papel. Em Suprimentos, o otimismo da indústria de construção ferroviária com a iminência dos projetos de carga a serem implementados com as prorrogações das ferrovias.

Em Nota Técnica, selecionamos o estudo ''Proposta de implantação de via férrea na faixa de domínio da FCA para transporte de passageiros entre Belo Horizonte e Sete Lagoas''. Na seção Estatísticas, os dados de carga e de passageiros de maio e junho de 2020. O Artigo é sobre o potencial das shortlines, de autoria de Henrique Boneti, engenheiro, sócio-gerente da Consultora SSBB, consultor técnico da Revista Ferroviária e coordenador pedagógico do curso de pós-graduação em engenharia metroferroviária do Instituto Mauá de Tecnologia/Cepefer.

A Foto do Mês é da locomotiva da EFC pintada com as cores da bandeira do movimento LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais e outros). O Arquivo Ferroviário traz uma imagem da locobreque número 2, que operou na Funicular de Paranapiacaba, e hoje está exposta no pátio da Luz, da CPTM. A foto do Sumário é de um trem de grãos da VLI, voltando do Porto de Santos, próximo à cidade Itu (SP).

Clique aqui para acessar o pdf da edição Julho-Agosto.

Nos próximos dias os assinantes irão receber a edição impressa.