Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

VLI movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no 1º semestre

  14/08/2020
person RF
person RF
VLI movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no 1º semestre Vista aérea do Tiplam. Foto: Divulgação/VLI

A VLI movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no primeiro semestre de 2020. O resultado representa alta de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O volume de grãos (soja, milho e farelo) superou as 10 milhões de toneladas enquanto a movimentação de açúcar ficou próxima dos dois milhões de toneladas. A companhia dispõe de seis terminais integradores, que recebem cargas do agronegócio no modal rodoviário e transferem os produtos para a ferrovia. Essas unidades estão localizadas em Minas Gerais, Tocantins e São Paulo.

O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), operado pela VLI na Baixada Santista, registrou crescimento de 25% na movimentação de grãos e açúcar no primeiro semestre, comparando com o mesmo período de 2019. O porto de Santos embarcou quase quatro milhões de toneladas.

O Tiplam teve sua ampliação concluída em 2018 e recebe 100% das cargas de exportação por meio da ferrovia. O sistema está conectado aos terminais de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Guará, no interior de São Paulo. Ambos recebem cargas do Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Segundo a VLI, o terminal é responsável por cerca de 1/3 do açúcar exportado por Santos e a expectativa no médio e longo prazo é ampliar o volume em razão dos novos armazéns construídos em parceria com a Tereos no Tiplam e em Guará, no interior de São Paulo.

O agronegócio é um dos segmentos menos afetados pela crise do novo coronavírus. ''Mesmo diante das adversidades do ano, nos adaptamos para manter todas as operações oferecendo segurança aos profissionais e eficiência para os clientes'', disse em nota o gerente-geral Comercial Grãos e Açúcar da VLI, Igor Figueiredo.

Volume agronegócio VLI (em toneladas)

1º semestre 2019

11 milhões

1º semestre 2020

12,5 milhões (+14%)

  Volume agronegócio Tiplam (em toneladas)

1º semestre 2019

3 milhões

1º semestre 2020

3,8 milhões (+25%)