Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

RF Maio/Junho está no site

  03/07/2019
person
person
RF Maio/Junho está no site

A edição de Maio/Junho da Revista Ferroviária está disponível no site para assinantes.

A reportagem de capa traz em detalhes os investimentos que deverão ser feitos pela Rumo Logística na Ferrovia Norte-Sul.

Para a operação plena do trecho de Porto Nacional (TO) a Estrela D'Oeste (SP), de 1.537 km, a futura concessionária vai precisar instalar sistema de sinalização e controle de via; concluir trechos do Tramo Sul; e implementar do zero pelo menos um terminal de armazenamento, carga e descarga; um pátio de recepção de trens, um posto de abastecimento de locomotivas e uma oficina de manutenção de vagões e locomotivas, entre outros investimentos.

A revista também fala sobre o Ferroviário do Ano de 2018, Tarcísio Gomes de Freitas. O ministro da Infraestrutura será homenageado na cerimônia do Prêmio RF, marcada para o dia 22 de agosto, na Casa Petra em São Paulo.

A Entrevista é com Luís Valença, que acabou de assumir como diretor vice-presidente de Negócios da CCR Mobilidade. O executivo também está à frente das concessionárias ViaMobilidade (linhas 5-Lilás, 17-Ouro e 15-Prata, todas do metrô paulista) e ViaQuatro (Linha 4-Amarela, também do Metrô de SP). Entre outros assuntos, Valença fala sobre os planos de expansão da CCR no modal ferroviário e as expectativas em relação às licitações das linhas 8 e 9 da CPTM e do Trem Intercidades.

A revista traz uma matéria especial sobre o Projeto de Lei do Senado 261/2018, que pode mudar radicalmente o modelo em vigor nas ferrovias brasileiras desde o final da década de 1990. Diferentemente do atual regime de concessões, o projeto de autoria do senador José Serra propõe ao investidor particular construir e operar sua própria linha ferroviária, onde lhe for oportuno e conveniente, mediante autorização do poder público e sem a necessidade de licitação.

Outra reportagem trata dos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) voltados para o setor metroferroviário, que estão em andamento ou foram encerrados sem conclusão. A edição também detalha o investimento do MetrôRio na implementação do sistema NFC (Near Field Communication), que permite o usuário pagar pela tarifa utilizando cartão de crédito, celular, relógios ou pulseiras inteligentes (as wearables). A coluna Expressas traz em detalhes o plano proposto pela MRS para reduzir os conflitos entre carga e passageiros na Grande São Paulo; e uma nota sobre o lançamento do Retrem, uma linha de financiamento com recursos do FGTS e do BNDES (por meio do FAT) para a compra e modernização de material rodante.

O Estudo de Mercado dessa edição contabilizou 1.561 equipamentos de manutenção de via em operação nas concessionárias de carga e de passageiros.  Nas ferrovias de carga, são 889 equipamentos. No segmento de passageiros, as operadoras contam com 672. Estrada de Ferro Carajás (EFC), ViaMobilidade, CCR Metrô Bahia e ViaQuatro foram as que mais contribuíram para o aumento da frota na relação 2018/2019. A Nota Técnica traz o artigo O gerenciamento do atrito no MetrôRio, de autoria do engenheiro sênior da concessionária Henrique Carou Costa. O trabalho foi finalista na categoria 3 do 5º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

A seção Estatísticas mostra a queda na movimentação de carga nos meses de março e abril deste ano, reflexo da tragédia de Brumadinho (MG), que aconteceu em fevereiro. O artigo é com o diretor Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), Helio Suêvo Rodriguez. A Foto do Mês é do trem Metropolis, da Alstom, entregue recentemente para a Linha 2 do Metrô do Panamá. 

A edição Maio-Junho impressa será entregue nos próximos dias para os assinantes.

Fonte: Video