. Matéria | Revista Ferroviária
Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

RF Março/Abril está disponível no site

  13/05/2019
person Revista Ferroviária
person Revista Ferroviária
RF Março/Abril está disponível no site

A edição Março/Abril traz um leque de matérias especiais. A reportagem de capa fala sobre o automóvel, que se popularizou no Brasil a ponto de se tornar a principal matriz de transporte em muitas cidades brasileiras. A matéria evidencia os impactos de decisões do governo que há décadas beneficia a indústria automobilística por meio de incentivos fiscais; ressalta a baixa adesão dos mais de 2 mil municípios obrigados a apresentar seu plano de mobilidade urbana exigido pela Lei 12.587/2012; e destaca as ações de desestímulo ao transporte individual que vêm sendo adotadas em São Paulo.

A entrevista é com o presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, que explica os planos da companhia de intensificar o projeto Metrô Consulting; a recente lei que autoriza o Metrô de SP a criar subsidiárias e integrar o capital de empresas privadas; a compra de novos trens; e o imbróglio envolvendo a Linha 17-Ouro. A edição também traz as novidades do Prêmio RF 2019, que tem novas categorias, votação em dois turnos e cédula eleitoral mais ágil para a escolha dos melhores do setor. O aumento do transporte de contêineres por ferrovia nos últimos anos também é tema de reportagem. Apesar de ainda pouco representativa no setor, essa movimentação vem impactando a indústria e os terminais.

A Rumo Logística enviou uma nota de esclarecimento sobre a matéria de capa da RF Janeiro/Fevereiro, cujo tema é a malha ferroviária inoperante e subutilizada no país. A nota foi integralmente replicada pela RF na edição de Março/Abril. A edição também traz reportagens sobre o leilão da Ferrovia Norte-Sul, vencido pela Rumo; e sobre a 21º edição do NT Expo.

O Estudo de Mercado é Todos os Vagões. Suprimentos fala sobre as empresas de peças e reformas de vagão que apostam em tecnologia, redução de custos e atendimento de excelência para ganhar competitividade no mercado. A seção Estatísticas traz os dados de movimentação nos segmentos de carga e de passageiros em janeiro e fevereiro de 2019.

Nota Técnica é sobre um estudo intitulado Procedimento para Avaliação Estrutural de Pontes Ferroviárias. O Artigo foi escrito por Frederico Karg, sócio diretor da Freight Consultoria e Projetos Ltda e da Freight Car Comércio, Serviços e Locação de Materiais Ferroviários Ltda. A Foto do Mês é a locomotiva GE Evolution, série ES58ACi, de 6000 HP, fabricada pela primeira vez na fábrica da GE, em Contagem (MG).