. Matéria | Revista Ferroviária
Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

RF Janeiro/Fevereiro está no ar

  14/03/2019
person Revista Ferroviária
person Revista Ferroviária
RF Janeiro/Fevereiro está no ar

A edição Janeiro/Fevereiro está disponível no site para assinantes.

A matéria de capa traz um levantamento feito pela Revista Ferroviária que estima, com base na Declaração de Rede 2017, quantos quilômetros de ferrovia estão sem tráfego ou subutilizados no Brasil. As Declarações de Rede, como o nome indica, são o que as concessionárias dizem à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como pretendem usar a linha. O levantamento indicou que 57,56% da malha ferroviária está praticamente sem uso no país.

A entrevista é com o secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo, que fala, entre outros assuntos, sobre o programa de incentivo à modernização de trens que a secretaria pretende lançar no curto prazo. A edição também mostra o perfil de quem está concorrendo ao Prêmio Ferroviário Padrão 2019. Os colaboradores foram indicados pelas operadoras de carga e de passageiros. A escolha final dos vencedores deste prêmio será feita pelo Conselho Editorial da RF e também pelo Colégio Eleitoral, formado por profissionais atuantes no setor metroferroviário.

A divulgação do relatório final da Ferrogrão e os investimentos feitos pela Ferrovia Transnordestina Logística na modernização de locomotivas e vagões são os temas da seção reportagem. O estudo de mercado Todas as Locomotivas contabilizou 3.709 máquinas no Brasil. Rumo, VLI e EFC foram as operadoras que adquiriram novas locomotivas no período 2017/2018. A seção Suprimentos mostra como a revisão geral (overhaul) de locomotivas movimenta o mercado de peças e manutenção terceirizada.

O trabalho vencedor na categoria 02 do 5º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU está exposto na seção Nota Técnica. A seção Estatística mostra que o transporte de carga cresceu em 2018 - foram 569,6 milhões de toneladas úteis, aumento de 5,7% em relação a 2017. O artigo é de Cyro Laurenza, presidente do Conselho Diretor do Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes (Idestra) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).  

A Revista Ferroviária é a publicação oficial da 21 NT Expo - Negócios nos Trilhos, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, no São Paulo Expo. A edição será distribuída no estande da RF.