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Causas do acidente serão apuradas no prazo de 30 dias

  28/02/2019
person Revista Ferroviária
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Causas do acidente serão apuradas no prazo de 30 dias

Após o choque entre dois trens na estação de São Cristóvão na manhã de ontem (quarta, dia 27), que culminou na morte do maquinista Rodrigo da Silva Ribeiro Assumpção, a SuperVia emitiu um comunicado sobre o acidente. Em nota, a concessionária lamenta o falecimento do colaborador e ressalta que as causas do acidente serão apuradas no prazo de 30 dias.

Veja na íntegra a nota da SuperVia:

A SuperVia lamenta o falecimento do maquinista Rodrigo da Silva Ribeiro Assumpção, ocorrido hoje, por volta das 15h30, após mais de oito horas de atendimento por parte do Corpo de Bombeiros. Rodrigo era o maquinista de um dos trens, que se chocaram nessa manhã, por volta das 6h50, na estação São Cristóvão, do ramal Deodoro, no Rio de Janeiro.

Rodrigo da Silva Ribeiro Assumpção era funcionário da SuperVia desde 2011, quando passou por vários treinamentos para assumir a função de maquinista, que desempenhava havia cinco anos. Ele era casado e tinha um filho. A SuperVia está prestando toda assistência à família.

No acidente, oito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas aos hospitais da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria delas já foi liberada.

Os dois trens envolvidos no acidente, assim como a linha 1, do ramal Deodoro, estavam equipados ATP (Automatic Train Protection), sistema que reforça a sinalização.

A concessionária instaurou uma sindicância, que vai apurar as causas do acidente no prazo de 30 dias.

Termo de Ajustamento de Conduta

Procurada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a SuperVia assinou hoje o Termo de Ajustamento de Conduta como forma de buscar a reparação individual e coletiva dos danos provocados pelo acidente. De acordo com o TAC, as vítimas terão 120 dias para buscar a reparação e precisam comprovar o dano ou terem procurado atendimento em uma unidade pública de saúde, entre hoje e amanhã (28/02). Para maiores informações, as vítimas podem entrar em contato com a concessionária por meio do SuperVia Fone 08007269494 ou a Defensoria Pública, pelo número 21 28682100/ ramal 297 ou o e-mail coletivadefensoria@gmail.com. A SuperVia também vai distribuir 30 mil bilhetes para os passageiros do ramal Deodoro, nos próximos 30 dias, como medida de reparação coletiva e passará a integrar um grupo de prevenção de acidentes, a ser criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.