Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!

Matérias da Revista Ferroviária

Detalhes ainda estão sendo discutidos com governo federal, diz MRS sobre Ferroanel

  30/01/2019
person Revista Ferroviária
person Revista Ferroviária
Detalhes ainda estão sendo discutidos com governo federal, diz MRS sobre Ferroanel Projeto prevê 53 km de linha ligando as estações Perus, em São Paulo, e Manoel Feio, em Itaquaquecetuba

O governador de São Paulo, João Doria, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinaram ontem (terça, dia 29) protocolo de intenções entre os governos do estado de São Paulo e federal para construção do trecho Norte do Ferroanel. Segundo o ministro, esse era o passo que faltava para iniciar o período de consultas públicas para discutir a renovação antecipada do contrato de concessão da MRS, previsto para acontecer em até 45 dias. Vamos utilizar os recursos da outorga na construção do Ferroanel, disse Freitas. Doria afirmou que a expectativa é que as obras comecem esse ano, com prazo de execução de 48 meses (quatro anos).

A MRS ressaltou que recebe de forma positiva a articulação entre o ministério da Infraestrutura e o governo do estado de SP para a construção do Ferroanel Norte. E confirmou também que dentro do processo de renovação antecipada da concessão da companhia, vem sendo discutido o repasse de parte da outorga a ser paga pela concessão para a construção do empreendimento pelo governo do estado de SP.  Uma obra estruturante e de imensa importância para o país, disse.

Os detalhes sobre como se dará essa participação ainda estão sendo discutidos entre MRS e governo federal, por meio da ANTT e do próprio Ministério da Infraestrutura e serão tornados públicos com a evolução do processo de renovação da concessão, na fase de consultas públicas. As informações serão divulgadas pelo próprio governo, informou a empresa.  

Veja detalhes do projeto:

Ferroanel Norte

Projeto:

O Ferroanel Norte prevê 53 km de extensão ligando as estações Perus, em São Paulo, a de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, ambas da CPTM, aproveitando o traçado do Rodoanel. O objetivo é eliminar o conflito atual entre transporte de carga (realizado pela MRS) e de passageiros (CPTM). Em julho de 2018, o governo federal já havia anunciado que desejava vincular o projeto à renovação antecipada do contrato de concessão da MRS.

Situação atual:

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) foram iniciados pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e finalizados pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) em junho de 2017. No dia 21 de dezembro de 2018 foi publicado no Diário Oficial a concessão de licença ambiental prévia para o projeto pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Extensão ao final do projeto:

53 km

Bitola:

Larga (1.600 mm)

Prazo de conclusão:

Quatro anos após a assinatura do contrato de concessão greenfield.

Custo total:

R$ 3,5 bilhões