Login
Bem vindo,
Marcelo Almirante
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Metrô de Teresina cresce 45% em passageiros

31/03/2010 - TV Canal 13

O número de usuários do metrô de Teresina aumentou cerca de 45% de acordo com levantamento da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos - CMTP. Mais de dois mil passageiros estão embarcando diariamente, na Estação Bandeira, a nova estação, inaugurada há 13 dias.

O metrô já deixou de funcionar em caráter experimental e a passagem - no valor de R$ 0,50 - voltou a ser cobrada aos usuários. O diretor administrativo da CMTP, Antônio Sobral, afirmou que é preciso fazer algumas adequações e ainda uma reforma na linha férrea por onde passam os vagões.

A intenção, segundo ele, é que essa reforma aconteça ainda neste ano e no decorrer de-la não será necessário suspender a circulação do metrô. Com essa reforma, o metrô balançaria menos ao passar por alguns trechos do percurso realizado diariamente na cidade.

Além disso, o diretor afirmou que é preciso fazer uma regulagem nas portas dos trens reformados, para evitar que elas sejam abertas facilmente, e ainda ajustar a temperatura dentro dos vagões. "A temperatura atual é de 24°C, vamos reduzir para 20°C", disse.

Sobral afirmou ainda que é necessário aumentar a rotação do motor da locomotiva para permitir que o trem desenvolva uma velocidade maior. A rotação iria passar de 1.200 para 1.600 rpm (rotações por minuto).

Atualmente, a velocidade máxima atingida pelo metrô é de 60 quilômetros por hora, registrada na passagem pela Estação Central, na avenida Miguel Rosa. O metrô realiza 12 viagens por dia. "No horário de meio-dia o movimento é menor", disse.

Até o momento, o metrô só circula de segunda a sexta-feira. "Vamos definir a demanda e, se for necessário, o metrô vai rodar também aos finais de semana. Até abril teremos feito todas as adequações", disse o diretor administrativo. No trajeto compreendido entre o Dirceu, na zona Sudeste da cidade, até o centro, o metrô gasta em média 28 minutos. De ônibus, não se gasta menos de 40 minutos.

Em maio, está prevista a realização de concurso público para contratação de mais profissionais para o metrô, incluindo vagas para maquinistas e agentes de estação. Atualmente, o CMTP possui 72 funcionários. Até o momento, não se cogita o aumento no valor da passagem cobrada. Sobre a possibilidade de se definir uma meia-passagem para estudantes, Sobral afirmou que o caso está sendo analisado pelo departamento jurídico do órgão e, até o momento, não houve nenhuma solicitação de entidades estudantis. A estimativa com o prolongamento do metrô até o Centro de Teresina é atender 30 mil usuários por dia.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.


Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
CCR entra na disputa pela Invepar, dona de Metrô do Rio e Guarulhos
Metroviários retomam greve e metrô vai parar fora dos horários de pico
No segundo dia de greve, Metrô do DF abre portas com 10 minutos de atraso


 Comentários
18/08/2010 -  Comentário de Marcelo Almirante -

Como pode ter pessoas tão ignorante assim, como o leitor do comentário anterior. Teresina é a unica capital do pais que tem menos de 1 milhão de habitantes que que tem uma linha metrôviária, não tem como comparar o metrô de SP uma metrópole de 11 milhões, já foi eleito o melhor do mundo em 1994/1995, mas sua extenção é vergonhosa, 65km, que adianta ter uns do melhores do mundo, e uma extenção pequena sendo que suas 2 principais linhas já estão saturadas,fora que tem algumas linhas da CPTM que tem trens precários isso ninguém comenta, e Teresina esta dando um bom exemplo de transporte de massa, com a modernização dos trens e vias.
02/04/2010 -  Comentário de laurindo junqueira -

Chamar isso de metrô é brincadeira, não? Não entendo porque a RF ajuda a consagrar esse engodo. Justo agora, quando o Metrô de SP foi eleito um dos três melhores do mundo e o melhor das Américas...Uma linha de metrô transporta entre 500 mil e 1 milhão de passageiros por dia, e não 4 mil ou 5 mil. Faz de mil a mil e quinhentas viagens/dia e garante intervalos de 60 segundos a 240 segundos. O de SP vem oferecedndo 101 segundos há décadas. Creio que o povo de Teresina merece estar mais bem informado.



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2017
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária