Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Lula inaugura 5 estações do metrô em PE

23/03/2009 - Diário de Pernambuco

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está de volta ao Recife hoje, para inaugurar, pela manhã, a unidade da Sadia em Vitória de Santo Antão, e, às 13h30, as cinco últimas estações que faltavam do projeto de expansão da linha Sul do metrô: Aeroporto, Porta Larga, Prazeres, Guararapes e Cajueiro Seco.

Nessa última, Lula fará a solenidade de inauguração. O início do funcionamento do novo trecho está previsto para amanhã, a partir das 6h (indo até as 22h). São dez anos de obras e 10 estações ao total. A expectativa é que o sistema transporte 35 mil passageiros, por dia, até o fim do ano. E para 2010, quando também irão funcionar os terminais de integração, o fluxo diário de passageiros esperado é de 190 mil usuários (o mesmo volume que atualmente é transportado pela linha Centro).

O novo trecho, que liga a estação Aeroporto, no Recife, à estação Cajueiro Seco, em Jaboatão do Guararapes, tem extensão de 6,2 quilômetros. Ao todo, a linha Sul chega a 14,3 quilômetros. A expansão atende, de imediato, à população da Zona Sul da Região Metropolitana do Recife, especialmente de Jaboatão. Para ir de um extremo a outro (da estação Recife a Cajueiro Seco), o tempo estimado de viagem é 25 minutos. Inicialmente, a expansão da linha Sul vai contar com três trens com intervalos de 17 minutos. Até o fim deste ano, mais duas composições vão integrar a linha, o que deverá reduzir o intervalo das viagens para 11 minutos. E no próximo ano, quando entrarem em operação os terminais de integração, o número de trens previstos para a linha Sul será de 12 composições. O horário de funcionamento será das 6h às 22h, de segunda-feira a sábado. No ano passado, foram entregues as estações Tancredo Neves, Shopping e Antônio Falcão. Em 2005, as estações Largo da Paz e Imbiribeira.

Dos oito terminais integrados que vão ser construídos até 2010, cinco fazem parte da linha Sul do metrô: Largo da Paz, Tancredo Neves, Aeroporto, Prazeres eCajueiro Seco. Os outros três são Barro, TIP e Joana Bezerra. A previsão é que essas obras sejam licitadas até o próximo mês de junho. Após a assinatura da ordem de serviço, o tempo de execução das obras é de um ano. "Tempo que em serão recuperados os trens que o sistema já tem", destacou o presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães.

O anúncio foi feito no início do mês pelo governo do estado, que irá receber os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no lugar da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para execução das obras. O custo da expansão da linha Sul é de R$ 384 milhões. "Não haverá alteração de preços para a população. O investimento na linha Sul é social. Imagine quanto o governo vai deixar de gastar com acidentes de trânsito", analisou Magalhães. Atualmente, a tarifa do metrô é R$ 1,40. A integrada do anel A custa R$ 1,85 e a do anel B, R$ 2,80.

Cabo - A estação do metrô de Cajueiro Seco, no município de Jaboatão dos Guararapes, encerra a expansão da linha Sul, mas será tambémo ponto de partida para a linha que vai ligar Jaboatão ao Cabo de Santo de Agostinho. A linha vai ter como principal objetivo atender a demanda de Suape. No lugar dos trens comuns serão usados os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A previsão do Metrorec é que esta linha entre em operação a partir de 2011. "A estação já está adaptada para receber os VLTs. Foram encomendados sete, previstos para ser entregues até o final de 2010 e, no ano seguinte, ela entra em operação", afirmou o diretor de operações do Metrorec, André Melibeu. O custo para a compra dos veículos é de R$ 63 milhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para a viabilização da expansão da linha até o Cabo será feita a duplicação da linha existente. A estimativa de recursos é de R$ 70 milhões. A linha para o Cabo deverá atender 55 mil passageiros por dia.

Números da Linha Sul

R$ 356 milhões foram investidos na expansão
14,3 quilômetros (km) é a extensão da linha
10 estações integram a expansão
17 minutos é intervalo das viagens
35 mil usuários é a demanda inicial
3 trens vão atender inicialmente a linha Sul
12 trens climatizados deverão compor a linha até 2010
190 mil usuários é o número estimado com os 12 trens funcionando

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.


Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
STM e Metrô SP estudam solução para impasse na Linha 17-Ouro
Justiça Federal suspende aumento de quase 90% no bilhete do metrô de BH
Caducidade da Linha 6-Laranja do Metrô é aprovada por conselho gestor



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária