Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Linha 5-Lilás passa a contar com novos trens em todos os dias da semana

20/05/2017 - Metrô CPTM

A partir desta segunda-feira (22) os usuários da Linha 5-Lilás contarão com uma novidade já vista aos fins de semana: os novos trens da Frota P. Em evento neste sábado, o governador Geraldo Alckmin anunciou o início da operação do sistema CBTC e das novas composições também durante os dias úteis. Alckmin também participou de uma viagem teste entre Adolfo Pinheiro e a futura estação Brooklin, anunciada como a “primeira realizada” – na verdade, ela ocorreu no dia 10 deste mês, como adiantou o blog.

Se a operação dos novos trens e do CBTC seguiu o planejado recentemente (início da operação em maio) não se pode dizer o mesmo da abertura das primeiras três estações do novo trecho em construção. Em entrevista coletiva, Alckmin jogou a abertura “para daqui a dois ou três meses”, ou seja, provavelmente elas serão parcialmente inauguradas até agosto.

O blog esteve a bordo da viagem teste e pôde conferir o estágio das obras nas plataformas. As estações intermediárias Alto da Boa Vista e Borba Gato ainda têm muito a fazer: as plataformas já contam com escadas rolantes e algum acabamento, mas tubulações de ventilação ainda estavam sendo instaladas assim como o piso estava incompleto. Brooklin, ao contrário, está praticamente pronta, como mostram as imagens abaixo. Bloqueios, bilheterias, sinalização e outros detalhes já existem na estação, faltando basicamente as portas de plataforma (PSD).

O ambiente na estação é bastante agradável, com ótima iluminação natural e espaço para locomoção. Apesar de profunda, o tempo gasto para chegar à plataforma não é grande. Já as duas estações citadas acima são bem mais escuras e claustrofóbicas. Um detalhe: como existe uma pequena plataforma externa a impressão é que muitos passageiros confundirão o lado de desembarque.

 

Prazo para o restante continua fictício

 

Durante a entrevista, o governador voltou a prometer o impossível. Embora tenha atualizado a data de abertura das três primeiras estações insistiu na abertura das demais estações (menos Campo Belo) para dezembro. Como mostramos no blog, as estações Eucaliptos, Moema, AACD, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin estão em estágios diferentes de construção, algumas delas bem atrasadas. E o ritmo não tem sido tão veloz a ponto de reverter essa expectativa.

 

Leia também: TCE questiona contratação da CPTM e cobra novos trens na Linha 11-Coral



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Sem alarde, CBTC começará a operar na Linha 5 durante dias úteis
Thales fornecerá CBTC para o Metrô de Salvador
Supervisão instalação CBTC e ATO



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2017
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária