Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

RF digital: edição Setembro/Outubro está no ar

14/11/2018 - Revista Ferroviária

Veja os principais destaques dessa edição

A versão digital da edição Setembro/Outubro já está disponível para os assinantes da RF. A revista está repleta de reportagens especiais, a começar pela matéria de capa, que fala sobre a comemoração dos 75 anos da antiga Fábrica Nacional de Vagões – hoje Greenbrier Maxion e AmstedMaxion. Para celebrar a data, as empresas organizaram visitas de jornalistas às fábricas de Hortolândia (produção de caixas e montagens de vagões) e de Cruzeiro (onde são produzidos truques e outros componentes). A matéria traz uma cronologia dos principais acontecimentos desde a fundação da FNV, em outubro de 1943, pelo governo de Getulio Vargas. 

A RF acompanhou de perto as novidades expostas na maior feira metroferroviária do mundo, a InnoTrans 2018. As principais delas estão em nossa matéria de cobertura especial do evento, que é repleto de superlativos, como o recorde do número de empresas expositoras na edição deste ano: 3.062, vindas de 61 países. A feira expôs o que há de mais moderno em termos de produtos e serviços, reforçando que inteligência artificial, Big Data, conectividade, autonomia e aplicativos são as ferramentas que pautam a inovação tecnológica no setor.

A entrevista é com o coordenador do mestrado de Políticas Públicas do Insper, Sandro Cabral. Especialista em Parceria Público-Privada, o docente fala sobre a necessidade de projetos bem estruturados e de clareza nas regras do jogo. Para ele, insegurança jurídica continua sendo um dos principais entraves para a não formalização de contratos de PPPs no Brasil.

Preparamos também uma reportagem especial sobre as audiências públicas da ANTT para debater a prorrogação dos contratos de concessão da EFC e EFVM. Nas sessões, que aconteceram entre agosto e setembro, foram debatidos temas importantes como valor da outorga e construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A RF de Setembro/Outubro também traz uma matéria sobre o imbróglio que envolveu o início das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governo do Ceará no começo de novembro, após o Tribunal de Contas da União revogar a liminar que suspendia a licitação feita em maio.

A equipe de reportagem da RF também foi atrás de entender o que está acontecendo em Manaus. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) abriu inquérito civil público em julho deste ano, para investigar possíveis irregularidades no repasse de verbas ao consórcio Monotrilho Manaus, composto pelas empresas CR Almeida Engenharia e Obras, Mendes Júnior Trading e Engenharia e Scomi Engineering BHD. De acordo com o Portal da Transparência do governo do Amazonas, em 2013, o consórcio chegou a receber R$ 12,44 milhões para iniciar as obras, que efetivamente nunca saíram do papel.

O estudo de mercado dessa edição traz o levantamento de Todos os TUEs. A seção Suprimentos fala sobre o processo de modernização dos 98 trens do Metrô de São Paulo, que foi concluído em agosto. Na Nota Técnica, publicamos o estudo que ficou em primeiro lugar no 5° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela ANPTrilhos e pela CBTU. Já o artigo dessa edição foi escrito pelo presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini.



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Indústria ferroviária tem encontro
com Mourão
Porto do Pecém, entre janeiro e setembro de 2018 cresce 13% em movimentação de cargas
Indra e Siemens desenvolvem ferramenta digital para gestão do transporte ferroviário



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária