Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Monsanto estuda recorrer de decisão sobre patente de soja

10/07/2018 - Valor Econômico

A multinacional americana Monsanto, que agora pertence à a alemã Bayer, está analisando “opções de recurso” da decisão da Justiça Federal sobre o depósito em juízo do valor referente aos royalties da patente da soja Intacta.

Na semana passada, a Justiça concedeu a liminar favorável à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na briga que envolve questionamentos sobre a legitimidade da patente da tecnologia desenvolvida pela Monsanto. A liminar determina que os royalties sejam depositados em juízo até que haja uma decisão final sobre a ação.

“Essa determinação não se trata de uma decisão de mérito na ação judicial, ou seja, a ação ainda não recebeu uma sentença e seguirá seu trâmite. A Monsanto está analisando opções de recurso e tomará todas as medidas necessárias para proteger seus direitos legais”, afirmou comunicado divulgado pela Monsanto.

Em novembro de 2017, a Aprosoja-MT entrou na Justiça contra a patente da soja Intacta — que combina tolerância ao herbicida glifosato e resistência a lagartas —, alegando que os registros da tecnologia não cumpririam os requisitos previstos na Lei de Propriedade Industrial.

Um dos argumentos da Aprosoja é que a Intacta combina duas tecnologias, ambas desenvolvidas pela Monsanto e já patenteadas e em domínio público: a RR1, que oferece resistência ao glifosato, e a tecnologia Bacillus thuringiensis (Bt), de resistência a lagartas. Assim, haveria “carência de atividade inventiva” e, portanto, uma nova patente não seria justificada.

Em comunicado, a Monsanto ressaltou que a patente foi mantida em vigor “e o sistema de cobrança de royalties permanece inalterado, razão pela qual a Monsanto continua legitimada a exercer plenamente os seus direitos de propriedade intelectual, nos termos dos contratos de licença com os produtores”.

A empresa “segue confiante e segura quanto à validade de suas patentes e dos demais direitos relativos a tal tecnologia” e reitera que não existia soja com proteção contra lagartas antes do lançamento da tecnologia intacta.

A Monsanto também afirmou que “qualquer decisão que prejudique os incentivos para investir na agricultura brasileira colocará esse progresso em risco”.

 

- Fonte: https://www.valor.com.br/agro/5649137/monsanto-estuda-recorrer-de-decisao-sobre-patente-de-soja




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Impasse com frete pode comprometer aumento da área de soja em 2018/19
VLI realiza primeiro escoamento de soja por Sergipe
Disputa entre EUA e China se intensifica e castiga soja e algodão nas bolsas



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária