Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Hoje, 30 de abril, é o Dia Nacional do Ferroviário

30/04/2018 - Revista Ferroviária

Hoje, 30 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Ferroviário. A escolha da data está relacionada à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, em 30 de abril de 1854, batizada de Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, a atual Estrada de Ferro Mauá.

A ferrovia ligava a Baía de Guanabara em direção à Serra de Petrópolis numa extensão de 14,5 quilômetros, percorrida em 23 minutos, a uma velocidade média de 38 km/h. Construída em dois anos pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, que conquistou o título de Barão de Mauá após o sucesso do empreendimento, a Estrada de Ferro de Petrópolis contou com a presença do Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Tereza Cristina, em sua primeira viagem.

A locomotiva Baronesa, primeira locomotiva da Estrada da Ferro, foi construída pela companhia inglesa “William Fairbairns and Sons”, no ano de 1852, em Manchester. Sendo a pioneira das locomotivas a vapor no Brasil, após 30 anos de circulação, o veículo tornou-se um monumento histórico no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Hoje, a Estrada de Ferro Mauá é objeto de discussão entre apaixonados e representantes do setor. O ferroviário Antônio Seixas, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPG) cadastrou no Senado Federal uma ideia legislativa para a criação de um programa de recuperação da Estrada de Ferro Mauá, no trecho Mauá-Fragoso, no município de Magé (RJ). O projeto pode ser votado no site do Senado Federal   https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100143&voto=favor/ Se receber 20 mil votos, a ideia pode se tornar uma sugestão legislativa e ser debatida pelos senadores.

A Revista Ferroviária acredita desde 1940 na importância das ferrovias. Quando a publicação completou 50 anos de circulação ininterrupta, foi lançado o Prêmio Revista Ferroviária, que hoje é o maior evento social do setor metroferroviário. Além de homenagear os trabalhadores, pessoas e empresas que mais fizeram pelo setor, o evento reúne o mercado em uma festa comemorativa. Este ano a cerimônia de entrega dos troféus será no dia 14 de Junho. Para mais informações, acesse http://lojarevistaferroviaria.com.br/premio2018

Por fim, o Dia Nacional do Ferroviário busca não somente homenagear os trabalhadores que se esforçam nas ferrovias de cargas e passageiros, mas também relembrar a essencialidade da linhas ferroviárias para o desenvolvimento do país. Parabéns a todos aqueles que contribuíram ou contribuem de alguma forma para o desenvolvimento do setor!

Para homenagear o Dia do Ferroviário, a ANPTrilhos e a Vale produziram os vídeos abaixo:

- ANPTrilhos:

- Vale:

Leia Mais: Sindicato Sorocabana representa oficialmente os ferroviários da nova linha da CPTM



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
MS será entreposto do maior corredor ferroviário de exportações de grãos do Brasil
Setor ferroviário movimenta 122,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre
Dia do Ferroviário



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, domingo, 20 de maio de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária