Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Hoje, 30 de abril, é o Dia Nacional do Ferroviário

30/04/2018 - Revista Ferroviária

Hoje, 30 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Ferroviário. A escolha da data está relacionada à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, em 30 de abril de 1854, batizada de Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, a atual Estrada de Ferro Mauá.

A ferrovia ligava a Baía de Guanabara em direção à Serra de Petrópolis numa extensão de 14,5 quilômetros, percorrida em 23 minutos, a uma velocidade média de 38 km/h. Construída em dois anos pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, que conquistou o título de Barão de Mauá após o sucesso do empreendimento, a Estrada de Ferro de Petrópolis contou com a presença do Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Tereza Cristina, em sua primeira viagem.

A locomotiva Baronesa, primeira locomotiva da Estrada da Ferro, foi construída pela companhia inglesa “William Fairbairns and Sons”, no ano de 1852, em Manchester. Sendo a pioneira das locomotivas a vapor no Brasil, após 30 anos de circulação, o veículo tornou-se um monumento histórico no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Hoje, a Estrada de Ferro Mauá é objeto de discussão entre apaixonados e representantes do setor. O ferroviário Antônio Seixas, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPG) cadastrou no Senado Federal uma ideia legislativa para a criação de um programa de recuperação da Estrada de Ferro Mauá, no trecho Mauá-Fragoso, no município de Magé (RJ). O projeto pode ser votado no site do Senado Federal   https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100143&voto=favor/ Se receber 20 mil votos, a ideia pode se tornar uma sugestão legislativa e ser debatida pelos senadores.

A Revista Ferroviária acredita desde 1940 na importância das ferrovias. Quando a publicação completou 50 anos de circulação ininterrupta, foi lançado o Prêmio Revista Ferroviária, que hoje é o maior evento social do setor metroferroviário. Além de homenagear os trabalhadores, pessoas e empresas que mais fizeram pelo setor, o evento reúne o mercado em uma festa comemorativa. Este ano a cerimônia de entrega dos troféus será no dia 14 de Junho. Para mais informações, acesse http://lojarevistaferroviaria.com.br/premio2018

Por fim, o Dia Nacional do Ferroviário busca não somente homenagear os trabalhadores que se esforçam nas ferrovias de cargas e passageiros, mas também relembrar a essencialidade da linhas ferroviárias para o desenvolvimento do país. Parabéns a todos aqueles que contribuíram ou contribuem de alguma forma para o desenvolvimento do setor!

Para homenagear o Dia do Ferroviário, a ANPTrilhos e a Vale produziram os vídeos abaixo:

- ANPTrilhos:

- Vale:

Leia Mais: Sindicato Sorocabana representa oficialmente os ferroviários da nova linha da CPTM



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Locomotiva traz homenagem à
Companhia Paulista de Estradas
de Ferro
Na Turquia, colisão entre trem-bala e locomotiva mata 9 e deixa 90 feridos
Impulso ferroviário e regulação excessiva



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária