Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Hyundai Rotem e Iesa vão fabricar trens para Salvador

07/02/2014

O grupo CCR, que venceu a licitação da PPP do Metrô de Salvador, em agosto de 2013, através da sua empresa para concessões Companhia de Participações em Concessões (CPC), confirmou nesta sexta-feira (07/02) que vai comprar os novos trens para o metrô da capital baiana do consórcio Hyundai Rotem – Iesa.   A montagem será feita na fábrica da Iesa, em Araraquara, no interior de São Paulo, com parte dos componentes importados da Coreia do Sul. 

Ao todo, o sistema de metrô de Salvador terá 55 TUEs, totalizando 220 carros.  Os seis TUEs que já foram comprados, com 24 carros, foram produzidos pelo consórcio Mitsui/Hyundai Rotem, na Coreia do Sul, em 2008.  Os 49 novos trens serão produzidos pelo consórcio Hyundai Rotem – Iesa e a revitalização dos seis trens que o metrô já possui será feita pela Hyundai Rotem.

A Hyundai Rotem também é a fabricante dos 14 trens da Linha 4-Amarela de São Paulo, em consórcio com a Siemens, e os trens também foram fabricados na Coreia do Sul. Em setembro, a ViaQuatro confirmou que  os 15 novos trens para a Linha 4 de São Paulo também seriam adquiridos do consórcio Siemens- Hyundai Rotem, e fabricados na Coreia do Sul. Essa opção de compra dos novos trens faz parte do contrato inicial firmado com o consórcio.

Em julho de 2013, o consórcio formado pela Hyundai Rotem e Iesa venceu a licitação de um dos lotes da licitação para a compra de 65 trens para a CPTM. O grupo ficou responsável pela produção de 30 trens, com oito carros cada. Os trens serão produzidos na fábrica da Iesa, em Araraquara. Segundo a Iesa, as obras da nova linha de produção em Araraquara já estão em andamento.  A área pertenceu a Equipamentos Villares, que fabricava, na década de 80, locomotivas EMD.

Leia também:

Uma chance para o metrô de Salvador




« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
ALL firma compromisso de segurança em ferrovias de Araraquara e região
Presidente da CPTM coordenará palestra sobre trens regionais
CPTM conclui estudo funcional de VLT que ligará Guarulhos ao ABC



Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária