Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Hyundai Rotem e Iesa vão fabricar trens para Salvador

07/02/2014

O grupo CCR, que venceu a licitação da PPP do Metrô de Salvador, em agosto de 2013, através da sua empresa para concessões Companhia de Participações em Concessões (CPC), confirmou nesta sexta-feira (07/02) que vai comprar os novos trens para o metrô da capital baiana do consórcio Hyundai Rotem – Iesa.   A montagem será feita na fábrica da Iesa, em Araraquara, no interior de São Paulo, com parte dos componentes importados da Coreia do Sul. 

Ao todo, o sistema de metrô de Salvador terá 55 TUEs, totalizando 220 carros.  Os seis TUEs que já foram comprados, com 24 carros, foram produzidos pelo consórcio Mitsui/Hyundai Rotem, na Coreia do Sul, em 2008.  Os 49 novos trens serão produzidos pelo consórcio Hyundai Rotem – Iesa e a revitalização dos seis trens que o metrô já possui será feita pela Hyundai Rotem.

A Hyundai Rotem também é a fabricante dos 14 trens da Linha 4-Amarela de São Paulo, em consórcio com a Siemens, e os trens também foram fabricados na Coreia do Sul. Em setembro, a ViaQuatro confirmou que  os 15 novos trens para a Linha 4 de São Paulo também seriam adquiridos do consórcio Siemens- Hyundai Rotem, e fabricados na Coreia do Sul. Essa opção de compra dos novos trens faz parte do contrato inicial firmado com o consórcio.

Em julho de 2013, o consórcio formado pela Hyundai Rotem e Iesa venceu a licitação de um dos lotes da licitação para a compra de 65 trens para a CPTM. O grupo ficou responsável pela produção de 30 trens, com oito carros cada. Os trens serão produzidos na fábrica da Iesa, em Araraquara. Segundo a Iesa, as obras da nova linha de produção em Araraquara já estão em andamento.  A área pertenceu a Equipamentos Villares, que fabricava, na década de 80, locomotivas EMD.

Leia também:

Uma chance para o metrô de Salvador




« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
CPTM inicia obras na Estação Engenheiro Goulart
CPTM recebe mais dois trens para ‘Expresso da Copa’
Metrô de Salvador será inaugurado com trecho de 7,3 km



Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2014
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária