Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Metrô DF confirma operação com ATO em dezembro

16/11/2012

O Metrô do Distrito Federal confirmou que irá iniciar, em modo experimental, as operações com o Automatic Train Operation (ATO) a partir de dezembro. O início da operação do novo sistema foi confirmado após a realização de testes com o ATO em dez trens, entre as estações Ceilândia, Samambaia e Feira do Guará. A operação com o sistema será nos ramais Ceilândia e Samambaia, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 16h30, e aos domingos, das 7h às 19h.

Segundo o Metrô DF, a implantação do ATO deve dar mais precisão na condução dos trens, nos intervalos e possibilitar aos condutores uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas. O novo sistema também proporcionará alinhamento automático dos trens nas plataformas e abertura e fechamento automático das portas. Toda a operação será controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

Com o novo sistema de controle de trens, o metrô pretende reduzir os tempos de viagens com economia de 5% de energia e aumentar a eficiência na condução dos trens. Ainda está previsto mais um teste com o ATO em toda a via, em um domingo a ser definido pela companhia.




« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
MP vai investigar horário do metrô em jogos do Corinthians
Metrô terá que readmitir 10 funcionários demitidos após greve
MP cobra na justiça R$ 4 milhões de ex-diretores do Metrô e da Alstom



Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2014
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária