Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

Goiás e Espírito Santo projetam ferrovia para escoar produção agroindustrial

  25/11/2020
person Mais Goiás
person Mais Goiás
Goiás e Espírito Santo projetam ferrovia para escoar produção agroindustrial Caiado e Renato Casagrande | Foto: Ascom

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), recebeu na segunda-feira (23) o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em uma reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Eles discutiram projeto para a construção do trecho Corredor Centro-Leste na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A proposta oficial deve ser apresentada ao governo federal no início de 2021.

Segundo estudo apresentado pelo governo do Espírito Santo, é preciso investimento de R$ 3,1 bilhões, aproximadamente, para a efetivação do projeto, recursos que podem ser provenientes da renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. O novo trecho corresponde ao contorno da Serra do Tigre, que vai de Patrocínio a Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Caiado lembrou que Goiás ainda conta com outras duas alternativas de escoamento da produção do estado. Uma pelo Porto do Maranhão e outra pelo de Santos. Porém, o governador destacou vantagem do Corredor Centro-Leste, que leva ao Porto do Espírito Santo.

"Teremos custo e trajeto menores e ainda um porto que tem uma capacidade de receber grandes navios", ressaltou. No levantamento feito pelo governo do Espírito Santo, com a construção do novo corredor, a capacidade de escoamento da produção teria um incremento de 21 milhões de toneladas por ano. Além disso, só no trecho entre Araguari (MG) e Vitória (ES), haveria uma redução no transporte de quatro para dois dias.

"Com pouco investimento, a gente viabiliza uma logística de transporte de grãos e de produtos industriais com muita competitividade", afirmou Renato Casagrande.

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/goias-e-espirito-santo-pr...