Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

DF: privatização da CEB e do Metrô são prioridades para Ibaneis

  15/01/2020
person Metrópoles
person Metrópoles
DF: privatização da CEB e do Metrô são prioridades para Ibaneis

Governo do Distrito Federal (GDF) vai colocar o pé no acelerador nos processos de privatização da subsidiária de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF). Por outro lado, o debate sobre a venda da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não é prioridade para 2020.

"No que diz respeito ao processo de concessão do metrô, continua em andamento. Só que ninguém quer jogar os servidores para fora. Mas nós temos que dar uma solução para o problema do metrô. Caso contrário, ele vai parar", alertou o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo o emedebista, o transporte sofre com vários problemas de energia, entre outros. "Há vagões sucateados há mais de 20 anos", ponderou. A privatização seria uma forma do governo conseguir recursos para investir em manutenção, custeio e ampliação do serviço.

"De início, nós precisamos cuidar da CEB e do Metrô, que são os dois grandes problemas que nós temos no DF. A CEB, porque temos concessão do governo federal", comentou. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina metas desempenho e padrões de qualidade para manter a autorização para a concessão distribuição.

Caesb e Ceasa"No caso da Caesb, eu já entendo que ela tem uma administração bem qualificada", pontuou Ibaneis. O emedebista destacou os resultados positivos da estatal ao longo de 2019. Além disso, a empresa pública está com uma série de obras em marcha.

"E agora, com o novo modelo do marco regulatório do saneamento, eu entendo que a Caesb é uma empresa que inclusive pode avançar e crescer", comentou. A Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) também está avaliação para a venda.

As declarações foram feitas por Ibaneis na tarde desta terça-feira (14/01/2020), após o lançamento da obra do túnel de Taguatinga, na Praça do Relógio.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/politica-df...