Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

Número de passageiros em trem que liga SP ao aeroporto de Guarulhos é menor do que esperado

  08/11/2019
person G1
person G1
Número de passageiros em trem que liga SP ao aeroporto de Guarulhos é menor do que esperado Linha 13-Jade até Guarulhos é pouco usada

A nova linha 13 - Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP, tem sete vezes menos passageiros do que o previsto pelo governo por ocasião da sua construção.

A linha tem um ano e meio de operação e ainda não possui uma ligação da estação de trem próxima ao aeroporto com o próprio aeroporto. Muita gente também ainda não conhece a linha.

Da estação Brás, na região central da cidade, saem os trens para o aeroporto em 10 horários diários, de segunda a sexta, em que o passageiro não tem baldeação. A passagem é R$ 4,30 e o trem para em três estações no caminho do Brás ao aeroporto. Quando a linha foi inaugurada, em 2018, o governo do estado publicou na internet uma notícia divulgando que a previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil ou cerca de 2,5 milhões de passageiros por mês.

Em setembro deste ano, porém, foram apenas 374 mil, segundo o governo estadual. Para os turistas, fazer o trajeto, sem a ligação, é difícil. É um pouquinho complicado, e é muita gente, diz o turista Juan Carlos Mendes, que pegou o trem com o filho e mais três parentes. Ele estão vindo de Santos para a Bolívia e, com as malas, o trajeto é difícil, por causa das escadas nas estações. Mas é mais fácil e mais barato, além de mais econômico o percurso, diz ele.

Histórico

A linha 13-Jade já era prevista desde 1985, quando o aeroporto de Guarulhos foi criado. Na época, a Infraero até colocou uma placa reservando o espaço para a estação, que só ficou pronta 33 anos depois. Só que, após a inauguração, a linha continua não sendo bem usada. Isso porque, para ir da estação ao aeroporto, é necessário pegar um ônibus que vai aos terminais 2 e 3 - que é de graça, mas que sai a cada 15 minutos.

O governo do estado disse que a demanda deve crescer gradativamente e a estimativa é que chegue mesmo a 2,5 milhões de passageiros por mês, mas reconheceu que o número de passageiros vai aumentar quando a ligação rápida entre a linha e os terminais do aeroporto ficar pronta. A Gru Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos, e que irá construir essa ligação rápida, disse, que a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prorrogou o prazo de recebimento de propostas das empresas interessadas em realizar a obra para dezembro. A entidade diz que ainda não há prazo para o início e fim dos trabalhos.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/11/07/nu...