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Governo de SP pega empréstimo de R$ 1,1 bilhão para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro

  09/10/2019
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Governo de SP pega empréstimo de R$ 1,1 bilhão para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro

O Governo de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB), pegou um empréstimo de U$ 296 milhões - que equivale a R$ 1,1 bilhão - do Banco de Desenvolvimento da América Latina para terminar as obras do primeiro trecho do monotrilho da Linha 17-Ouro.

A Linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014. A obra começou em 2012, mas além de muito atrasada, também está menor que o previsto inicialmente. O custo final pode chegar a R$ 2 bilhões. Com o empréstimo, o governo afirma que agora tem recursos financeiros para terminar o projeto, mas não definiu novo prazo para a entrega.

No começo do ano, o estado rompeu o contrato com o consórcio monotrilho, que era responsável por construir as vigas e a sinalização da linha, além de fornecer os trens. O motivo é que os trabalhos estavam lentos, e uma das empresas que fazia parte do consórcio faliu. Por toda a extensão da obra é fácil ver sinais de abandono. Uma estrutura gigantesca de concreto sem função, que atrapalha o trânsito na Avenida Roberto Marinho, na Zona Sul, e serve de esconderijo.

Pessoas não tem onde morar, vem aqui e começam a consumir droga. O abandono, sujeira. E o pessoal que vai a pé trabalhar é assaltado, diz Marco de Oliveria. As obras que estão em andamento são nas estações e no pátio de manobra, que são feitas por outros consórcios.

São duas licitações que estão andando, uma por obra civil, que está em processo final de assinatura de contrato. Talvez a gente consiga assinar na primeira quinzena de novembro. E o outro vai ser o fornecimento dos trens, que tem três empresas internacionais interessadas. Esse vai levar um pouco mais de tempo, diz Paulo Galli, secretário-executivo de Transportes Metropolitanos.

Quando a Linha 17-Ouro ficar pronta, ela será administrada pela Viamobilidade, que já gerencia a Linha 5-lilás do Metrô. Mas uma ação do Ministério Público questionando essa concessão. Há também outros processos na Justiça questionando as mudanças no projeto da linha.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/10/08/go...