Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

Metrô de BH enviará mensagens com alertas meteorológicos aos usuários

  23/08/2019
person Hoje em Dia
person Hoje em Dia
Metrô de BH enviará mensagens com alertas meteorológicos aos usuários

Os mais de 200 mil usuários do metrô de Belo Horizonte terão acesso gratuito a mensagens de alerta sobre riscos de chuvas ou possíveis desastres naturais que podem afetar as viagens do sistema. O serviço, possível graças a uma parceria entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos da capital mineira (CBTU-BH) e a Defesa Civil Municipal, funcionará por mensagens enviadas pelo aplicativo WhatsApp e por SMS.

Em reunião realizada nesta semana, o diretor de Articulação e Mobilização da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Roger Leite, destacou que, com a novidade, o metrô opera como "meio estruturador da mobilidade e a difusão da informação a esse público", o que ajudará a salvar vidas de pessoas que nunca imaginaram viver uma situação iminente de risco durante uma viagem corriqueira.

"A Defesa Civil já está no Facebook, Telegram, Twitter e Instagram, mas quer expandir as possibilidades de difusão da informação. Nunca saberemos quantas vidas ajudaremos a salvar numa única tomada de decisão. A importância da medida está em nos prepararmos bem para os momentos de crise e em perceber a hora certa de tomar medidas protetivas", enfatiza. 

Também durante o encontro, o gerente de operações da CBTU, Frank Coelho, afirmou que o acordo entre as instituições tem o objetivo de garantir que elas trabalhem de forma integrada para proteger a população e evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa com fechamentos de vias, ampliação de intervalos na operação ou interrupções pontuais na circulação dos trens.

A Defesa Civil de BH mantém um serviço de alerta por SMS desde 2018, avisando sobre possíveis desastres naturais no estado. O serviço orienta quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra, entre outros fenômenos meteorológicos.

Quem quiser se cadastrar no serviço só precisa enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, solicitando a adesão. Após o cadastro, o celular já estará apto a receber alertas e, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Como funcionará

Ainda de acordo com a CBTU, a atuação conjunta das instituições permitirá que o Centro de Controle Operacional e o Centro de Monitoramento da Segurança da companhia tenham acesso imediato à informação e que possam repassá-la às 19 estações, ampliando a comunicação ao usuário, com a veiculação gratuita de alertas da Defesa Civil através do sistema de som dos trens e estações.

Também haverá a veiculação de campanhas públicas permanentes exibidas nos mais de 300 monitores instalados nos trens. Além disso, a parceria também garantirá a capacitação extensiva dos funcionários das duas instituições, já que serão realizados treinamentos e simulados conjuntos.

Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/metr%C3%B4-de-b...