Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

Edital do Trem Intercidades deve ser lançado até o final do ano

  10/06/2019
person Rede Noticiando
person Rede Noticiando
Edital do Trem Intercidades deve ser lançado até o final do ano

O governo do Estado de São Paulo deve lançar o edital que vai possibilitar uma Parceria Público-Privada (PPP) do Trem Intercidades (TIC) no segundo semestre deste ano.

O primeiro trecho do serviço deve ligar Campinas à Capital, passando por Jundiaí. O trecho é de 102 quilômetros, com o tempo de viagem estimado de 60 minutos.

Linha 7-Rubi prolongada

A outra parte do projeto prevê que a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) seja prolongada. Onde fará o mesmo trajeto do Trem Intercidades, só que irá realizar paradas em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí - e aí se integra ao atual trecho até Francisco Morato. Esse trecho terá 65 quilômetro e 9 paradas.

Custos

Toda essa "brincadeira" está estimada em R$ 7 bilhões. O dinheiro deverá vir de investidores estrangeiros interessados em explorar o transporte.

Problemas?!

Havia um problema nessa história, a Rumo Logística. Para implantar o trem de passageiros, a Rumo precisava liberar o trecho entre Americana e São Paulo.

O trecho entre São Paulo e Jundiaí é de domínio da CPTM. Já entre Jundiaí e Campinas, é administrado pela Rumo, mas com baixa frequência de trens cargueiros. Já o trecho entre Campinas e Americana concentra bastante fluxos de composições de cargas, sendo então necessário a construção de novas vias para o trem de passageiros.

A empresa Rumo Logística por sua vez já se comprometeu a liberar seus trilhos.

Fonte: https://noticiando.net/edital-do-trem-intercidades-deve...