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Começam as obras de modernização da estação do trem do Corcovado

  08/05/2019
person O Globo
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Começam as obras de modernização da estação do trem do Corcovado

Após anos de espera, a estação Cosme Velho do Trem do Corcovado finalmente começa a ser modernizada. As obras estavam previstas no contrato de licitação vencido em 2014 pela Esfeco, empresa que opera o sistema há 38 anos. No momento, os operários trabalham na entrada principal da estação, que passará a ser feita pela lateral, na Rua Efigênio Sales, em frente à Praça São Judas Tadeu . O muro que atualmente separa o espaço público da estação será substituído por uma parede de vidro. Os novos trens, que deveriam ter sido entregues em 2017 , devem chegar ao Rio no início de junho. A circulação está prevista para começar no dia 9 de outubro (depois de passar por uma fase de testes), quando o Trem do Corcovado completa 135 anos. Os trabalhos que visavam a alargar a entrada principal e a reforçar o piso para receber os trens já foram concluídos.

A autorização para a obra em curso foi concedida pela Secretaria municipal de Urbanismo (SMU) no dia 11 de abril e tem validade de 12 meses prorrogáveis. Mas, por meio de nota, o órgão informou que a licença prevê modificações apenas na área interna da estação. Para a parte externa, ainda são necessárias a análise e a aprovação da CET-Rio. Segundo a SMU, a Esfeco ainda não apresentou um projeto. Sávio Neves, diretor da concessionária, confirma.

- Nossa prioridade é preparar a estação - diz ele. - Primeiro vamos cuidar do nosso quintal.

A nova entrada, segundo Sávio Neves, ganhará ainda cafeteria, além de uma plataforma no segundo andar, destinada a lojas - as que atualmente ficam no primeiro andar serão demolidas - e a uma exposição permanente, em murais e vídeos com áudio. O objetivo da mostra é resgatar a história da ferrovia, a primeira eletrificada do Brasil e construída em 1884 pelo imperador Dom Pedro II, e a do Cristo Redentor, que teve a pedra fundamental lançada em 1922 e foi inaugurada em outubro de 1931. Este andar será um caminho natural que os passageiros terão que percorrer até a plataforma de embarque.

- A entrada será mais ampla e confortável. E, com o vidro, acredito que a pessoas que estiverem do lado de fora poderão se sentir mais próximas da estação. - diz Neves. -  Esta é a primeira adaptação que fazemos de cara ao turismo moderno. A estação tem quase 135 anos. Ela ficou obsoleta.

As obras na estação preveem também a restauração do casarão que fica de frente para a Rua Cosme Velho. Porém, por ser um bem tombado, é necessária a auturoziação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O ICMBio informa que aprovou a reforma. O Inepac, porém, afirma que "o projeto ainda não foi concluído, não tendo sido apresentado para aprovação".

- Talvez eles se refiram ao projeto final. Eu já apresentei sete projetos, mas toda hora vai e volta. O Inepac sempre pede mais coisas - reclama Neves.

Novos trens chegarão em junho

Os seis novos trens que levam ao Cristo Redentor estão previstos para dentro de um mês. Técnicos da empresa suíça Stadler Rail Group, responsável pela fabricação das composições, ficarão nove meses na cidade trabalhando com funcionários da manutenção do Trem do Corcovado. Esta será a quarta geração de trens. Os que circulam hoje em dia estão em operação desde 1979.

Os modelos poderão dobrar a capacidade de transporte - de 300 passageiros por hora para 600, no mesmo período de tempo. Além disso, diferentemente do que acontece hoje, a velocidade de subida e de descida poderá variar até 25hm/h e 18km/h, respectivamente. Outra vantagem é que com as novas composições haverá uma economia de 75% nos gastos com energia elétrica, segundo Neves.

Ele espera que, com as reformas e os novos trens, o número de passageiros volte a subir e chegue a um milhão. Segundo o ICMBio, em 2018, o Trem do Corcovado recebeu 675.940 visitantes (a expectativa era de 800 mil, de acordo com Neves). Em 2017, foram 733.215. Atualmente, os ingressos custam entre R$ 65 e R$ 79 (entrada para adultos).

- Acho que as reformas podem fazer aumentar o número de visitantes. O Rio de Janeiro vive um momento muito ruim com a crise econômica e a violência. O número de turistas na cidade caiu muito - diz Sávio Neves, que afirma, que, assim como os atuais, os novos trens não terão ar-condicionado. - Os turistas não gostam. Antes de comprarmos os trens, fizemos uma pesquisa. E nós não queremos que eles percam o contato com a Floresta da Tijuca. Apenas a cabine do motorista será climatizada.

No total, as obras no Trem do Corcovado custarão aproximadamente R$ 140 milhões. Destes, R$ 120 milhões se referem apenas à troca dos trens.

Multas por atrasos

Devido ao atraso no início das obras, o ICMBio chegou a multar a Esfeco em R$ 238 mil. No entanto, não foram aplicadas novas penalizações. "Não foram aplicadas novas multas e o ICMBio tem respondido aos recursos da empresa tanto na esfera administrativa, quanto na judicial. Desde então, houve avanços significativos no cumprimento das cláusulas contratuais, mas a instituição segue cobrando providências para acelerar o cumprimento das pendências ainda existentes", informou o órgão, por meio de nota.

Em outubro de 2017, a Esfeco abriu ao público a estação Paineiras, fechada há mais de três décadas . A nova parada fica ao lado do Centro de Visitantes, inaugurado em 2016. A revitalização também estava prevista no contrato de licitação vencido em 2014 pela empresa.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/comecam-as-obras-d...