. Notícias | Revista Ferroviária
Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

VLI e Senai formam operadores ferroviários no Maranhão

  19/03/2019
person O Maranhense
person O Maranhense
VLI e Senai formam operadores ferroviários no Maranhão

No último dia 8, 15 alunos do SENAI participaram da formatura do curso Operador Manobrador Ferroviário, em São Luís. Eles poderão compor o quadro de empregados da VLI, conforme disponibilidade de vagas na capital maranhense e Imperatriz. O curso é resultado de uma parceria entre a empresa de soluções logísticas e o Senai para qualificar a mão de obra daqueles que têm interesse em ingressar na atividade ferroviária.

O operador manobrador ferroviário é a primeira etapa de uma carreira técnica, seguidos pelos cargos de maquinista e inspetor. "Basicamente, eles são os olhos do maquinista no pátio quando acontece alguma manobra do trem", explica o consultor do Senai, professor Walderluces Silva. Os alunos tiveram 40 dias de aulas teóricas, iniciadas em janeiro, e, agora, aguardam uma nova seleção para o treinamento prático, com direito à contratação como trainee da VLI.

"Além de aprender muito, o curso me proporcionou uma oportunidade de ampliar a minha rede de contatos para alcançar o meu objetivo, que é entrar na profissão ferroviária. É uma área que vai crescer muito", avaliou a aluna e única mulher no curso, Marildes Sousa.

O gerente de operações ferroviárias em São Luís, Fabrício Scarpatti, tem a mesma expectativa. A VLI, conforme explicou, tem destinado, nos últimos anos, um volume expressivo de investimentos no corredor logístico Centro Norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins. "É um corredor que surge como alternativa de escoamento, se comparado aos outros eixos, localizados no sul e sudeste do país." Scarpatti destacou, ainda, a parceria com o Senai, a primeira para realização do curso de operador ferroviário: "estamos felizes pela parceria e sucesso do curso", disse.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: http://omaranhense.com/vli-e-senai-formam-operadores-fe...