. Notícias | Revista Ferroviária
Recuperação da senha
Insira o seu e-mail cadastrado para receber instruções para recuperar o seu acesso.
×




Cadastre-se já na newsletter. Fique por dentro das notícias, cadastre-se agora na newsletter!
Últimas Notícias

Indústria ferroviária tem encontro com Mourão

  12/12/2018
person Revista Ferroviária
person Revista Ferroviária
Indústria ferroviária tem encontro  com Mourão

Representantes da Abifer, ANPTrilhos, Simefre e da indústria ferroviária tiveram uma audiência ontem (dia 11), em Brasília, com o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, para apresentar propostas de estímulo ao setor. Na pauta do encontro, a proposta de financiamento de longo prazo e taxas competitivas via FGTS para a modernização de vagões, locomotivas e carros de passageiros, batizado de Retrem, e o interesse das entidades e empresas na renovação antecipada das concessões das ferrovias de carga.

 

Além de Abate, a audiência contou com a presença do presidente da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari; do presidente da GE Transportation, Marcos Costa; do presidente da Pandrol, Alexander Ellwanger; do presidente da Hidremec, Carlos Alberto Andrade Pinto; do presidente da CAF, Renato Meirelles; do presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, e da superintendente, Roberta Marchesi; do diretor geral da Alstom, Pierre Bercaire; do diretor geral da Progress Rail, Carlos Roso; do diretor de vendas da Randon, Wilson Ferri; do diretor geral da Brastan, Diego Darli; do presidente Simefre, José Antonio Martins, e do diretor técnico, Paschoal de Mario. O presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, indicado como interlocutor para assuntos ferroviários da vice-presidência da República, também esteve presente. Convidadas, as operadoras de carga não compareceram ao encontro.

 

“Nós sabemos da condição estratégica das ferrovias para o Brasil. E nós precisamos de medidas de curto a longo prazo para estimular setores chave. Recebi o pedido de financiamento e estou sensível ao tema. Queremos que o setor apresente mesmo projetos. Já o processo de renovação antecipada das concessões está em avaliação, sendo conduzido com cautela, a fim de dirimir quaisquer dúvidas, dando voz a todos os envolvidos. Vamos avançar no que for melhor para o Brasil“, afirmou Mourão em nota, por meio de sua assessoria. O futuro vice-presidente informou, na ocasião, que pretende fazer um alinhamento do tema com o novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

 

O programa Retrem, segundo o presidente da Abifer, Vicente Abate, poderia ser estruturado nos mesmos moldes do Refrota, que é a linha de crédito da Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS, para modernização e ampliação da frota de ônibus do país. Originalmente pensado para a modernização de carros de passageiros, o Retrem também pode ser estendido ao segmento de carga, diz Abate. Segundo ele, hoje existem pouco mais de 600 carros, 40 mil vagões e 1,4 mil locomotivas precisando de modernização. Vamos preparar um resumo da conversa de ontem para encaminhar os próximos passos, afirmou Abate.   

Fonte: